5:14

Kauê
3 min readJul 20, 2022

Destacam-se por serem bastante exigentes — ambiciosos, perfeccionistas e podem ser altamente exigentes em seu ambiente. Idealistas e com princípios, podem ser extremamente críticos e rejeitam pessoas e situações que não atendem aos seus padrões — muitos os chamariam de ranzinzas. Até certo ponto, se consideram superiores e diferentes dos outros — mal compreendidos, mas brilhantes. Na verdade, seu intelecto, perspicácia e pensamento lógico, assim como suas fragilidades físicas e emocionais, contribuem para uma imagem excessivamente cerebral.

O título remete à sensacional 5:15 do The Who. Poderia facilmente chamar-se como os sentimentos influenciam e guiam a minha vida desde sempre, em absolutamente tudo que faço. No entanto, somente agora amadureci o suficiente para entender e desenvolver gratidão.

Confesso estar finalmente caminhando a um estado de autoconsciência. Experiências e uma busca inexpugnável pela compreensão das verdadeiras virtudes simboliza um alívio para uma alma exaurida. Alguns chamam de consciência, outros de estado de graça. Estou propenso a acreditar na segunda hipótese, justamente pelo senso de propósito incognoscível. Os argumentos seguintes são intracontextuais pois destinam-se a estabelecer um ponto de vista particular meu.

Para simplificar, podemos interpretar da seguinte maneira: o número 1 funciona como um intensificador para o 5, enquanto desempenha uma função inibidora a 4. Em uma analogia simples, 5 é representado por um rio, assim como o número 1 é comparado a uma represa e o 4, a correnteza ou o fluxo deste rio. Afim de concatenar efetivamente uma ideia, muitas vezes é necessário que recorramos a figuras concretas.

Tal 5 me possibilita uma percepção romantizada e idealista da realidade. Todo o conhecimento englobado permite construir um mapa mental lógico, intuitivo, complexo e nem sempre tão pedagógico. Encontrar a verdade é o significante léxico para nós. Através desta mentalidade buscamos entender toda a complexidade e sistemas das leis que regem o universo.

1 representa o perfeccionismo, a frieza de um idealismo racional e aficionado pela roteirização de tudo nos pormenores. Em consequência deste, sempre quando estou a escrever, anseio elaborar o melhor texto que produzi em minha vida. O próximo certamente será superior e assim em diante. Por exemplo, esta característica condiciona-me a continuamente aprimorar cada texto, mesmo várias semanas após seu lançamento ou reassistir um filme assim que o terminei, apenas para contemplar cada detalhe e entender todas as partículas da sublimidade da obra em questão.

1 dificulta-nos de exteriorizar tais sentimentos mas em nenhum momento de senti-los. Caso nos preocupemos somente com o futuro, o paradoxo do agora torna-se real: como objetivamos o melhor futuro possível se nosso presente está sendo negligenciado e esquecido?

Sentimento é a engrenagem responsável por nos conferir uma identidade única, nossa própria singularidade. A finalidade pela qual escrevo não é simplesmente o desejo de compartilhar alguma espécie de conhecimento mas porque uma emoção intensa convida-me a compartilhá-lo contigo. Creio que o número 4 seja o motor imprescindível em minha vida.

Por mais de uma década, costumava enxergar-me como um indivíduo o qual priorizava somente a racionalidade. É inestimável a capacidade de um viés cognitivo em deformar o tecido da própria percepção. Hoje estou ciente da imprudência a qual acompanhou-me por tantos anos. Presumivelmente existem algumas atitudes, a partir de agora, que gostaria de tomá-las de maneira completamente diferente. Infelizmente o passado é contínuo e não manipulável. Desejo ressignificar meus aprendizados. Apetecer o correto, justo, autêntico e inspirar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. Tais valores são inegociáveis. Afinal, emoções inspiradoras são o combustível para grandes virtudes serem concretizadas.

É a lógica e a racionalidade acometidas por emoções profundas. Tais emoções frequentemente desencadeiam a ruptura do pensamento racional e transfiguram-se em frases de efeito e filosofias orientadas a graciosidade do que é enfim amado. E bem orientados pelos mais sinceros ideais, somos capazes de realizar as mais grandiosas e autênticas obras.

Músicas recomendadas: as etéreas Five, One e Four do talentosíssimo Sleeping at Last

--

--

Kauê

Escrevo sobre filosofia, psicologia e física. Esporadicamente umas pitadas de astronomia, minha vida em parábolas e alegorias propositalmente ambíguas.